Histórico do ICES

O ICES- Instituto do Coração Edson Saad- foi instituído pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro na sessão especial de 27 de novembro de 2003. O novo Instituto Especializado resulta da reorganização de setores de excelência profissional em Cardiologia e Cirurgia Cardíaca anteriormente ligados à Faculdade de Medicina.
Trata-se da expansão de uma unidade acadêmica de saúde, baseada em um novo modelo gerencial e conceitual, que precisa respeitar a sua tradição institucional mantendo a busca de um alto padrão de qualidade.
Esse instituto, resulta dos sonhos de muitos e em especial do Professor Emérito Edson Saad, inicia suas atividades com capacidade e vigor para seguir construindo o novo, tendo como suas origens históricas, as disciplinas de cardiologia e cirurgias cardíacas dos Departamentos de Clínica Médica e Cirurgia Geral, respectivamente, da Faculdade de Medicina e os serviços de cardiologia e cirurgia cardíaca do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. 


Regimento aprovado no CONSUNI em 27 de novembro de 2003, clique aqui.

ICES - Instituto do Coração Edson Saad
Universidade Ferderal do Rio de Janeiro

Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 - 8º andar - Cidade Universitária, Campus do Fundão

UFRJ ICES - Instituto do Coração Edson Saad
Desenvolvido por: TIC/UFRJ